sábado, 26 de março de 2011

APRESENTAÇÃO

A Oficina “Arte e Luz da Rua” tem suas raízes em 1999, a partir de um grupo de pessoas em situação de rua que fazia artesanato para a ornamentação nas festas e eventos da Casa de Oração da Pastoral do Povo da Rua, em São Paulo.
A partir de 2001, com a descoberta do reaproveitamento do bagaço da cana-de-açúcar e o aperfeiçoamento na confecção de luminárias e outros objetos decorativos, foi se estruturando um processo produtivo; ao mesmo tempo apareceram dificuldades no trabalho coletivo, como postura e atitudes numa rotina diária de trabalho e a falta de capacidade de trabalhar em equipe.

Cristalizou-se como objetivo principal a convivência e a educação para o trabalho: o fortalecimento das pessoas para que possam integrar-se no mercado de trabalho, realizando qualquer atividade profissional.

Durante este período mais de 250 pessoas se envolveram nesta atividade onde se percebeu a importância do diálogo, da escuta, da reflexão conjunta, da avaliação das ações e da observação dos resultados como instrumento para o crescimento pessoal e do desenvolvimento de um bom trabalho conjunto.
A conjuntura atual é de crescente dificuldade das pessoas em encontrarem emprego e o aumento do tempo de permanência na oficina. Estamos procurando responder a este desafio ao consolidar a capacitação do processo produtivo no núcleo-escola e da implementação de uma Empreendimento–Escola, núcleo-incubador junto àqueles que gostariam de profissionalizar-se na técnica aprendida e na gestão de um empreendimento.
Começamos a congregar parceiros com a finalidade de capacitar as pessoas para que elas possam gerar trabalho e renda, realizar uma produção coletiva, sair da rede de assistência social, construir sua autonomia econômica, legalizar seu empreendimento de artesãos, tornando-se cada vez mais autônomos e independentes.
Adquirir nossos produtos não significa somente levar lindas peças para casa, mas acima de tudo contribuir para o fortalecimento das pessoas em processo de saída da rua.
Seja também nosso parceiro!!!